QUEM SOMOS
Biff 2020
Direção Geral Anna Karina de Carvalho

Diretora e co-fundadora do BIFF – Brasília International Film Festival. Sua longa experiência como gerente e curadora do Festival de Estocolmo agrega ao BIFF uma proposta diferenciada, ao programar filmes badalados nos festivais de cinema independente, como o Sundance, Cannes e Roterdã.

Apaixonada por cinema, trabalhou na locadora de sua família durante a universidade. Hoje, Anna Karina já organizou mais de 50 festivais ao redor do mundo. Pioneira, realizou o primeiro festival internacional infanto-juvenil do Brasil e programou mais de 4 mil títulos no Cine Cultura Liberty Mall, do qual foi sócia.  

É graduada pela FAAP em Comunicação Social com especialização em cinema e marketing, e pós-graduada em jornalismo cultural. Em 2003, fundou a EXPRESSO BRASIL PRODUÇÕES, onde produz documentários, curtas e longas. Concursada da EBC, atualmente é comentarista de cinema no programa FIQUE LIGADO na TV Brasil.

Coordenação Geral de Produção Susanna Aune

Artista plástica de formação, atua no mercado de produção cultural brasiliense desde 2006 na organização de eventos de música, teatro, artes visuais e cinema, exercendo as funções de coordenação, produção, gestão e elaboração de projetos. Dentre eles, CoMA – Convenção de Música e Arte, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, EICHO – Encontro Internacional de Choro, Instrumenta Brasília, Sarau EnconTraços, Arte Quentinha, Situações Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea do DF; além de ter colaborado com projetos de artistas que orgulham a cidade, como Vavá Afiouni, Passo Largo, André Santângelo, Criolina, Forró de Vitrola, Bloco das Divinas Tetas, Dillo e Cia da Sorte.

Gestão Administrativa e Financeira Camila Palatucci Arantes

Produtora Cultural, 34 anos, formada em administração de empresas. Atuou como consultora para o Programa Nacional das Nações Unidas/PNUD, Ministério da Cultura, Sociedade Amigos da Cinemateca, entre outros. Atualmente ministra oficinas sobre normatização e gestão de recursos públicos, é dirigente do Instituto Casa da Vila, entidade privada sem fins Lucrativos e presta serviços de assessoria, consultoria e treinamento para Entidades Públicas e Sociedade Civil Organizada.

Produção Geral Joaquim Lima

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e atua na produção e internacionalização de produtos culturais. Em 2013 trabalhou na Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Desde então, atua como produtor em importantes festivais da capital, como o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, o Festival Internacional de Teatro de Brasília - Cena Contemporânea, o Livre! Festival Internacional de Literatura e Direitos Humanos e o BIFF - Brasília International Film Festival. Em 2020, realizou a curadoria e internacionalização do Festival Filmaê de Cinema de Dispositivos Móveis. É diretor de produção do grupo artístico NEM – Núcleo Experimental em Movimento e realizou a circulação de espetáculos teatrais no Brasil, Chile, Portugal, Cabo Verde e Angola.

Curadoria BIFF Jr. Luciana Druzina

CEO da Druzina Content, uma empresa brasileira com mais de 15 anos de experiência em filmes, séries e games com conteúdo audiovisual sendo transmitido em mais de 50 territórios do mundo em diversas plataformas. Ela é especialista por conteúdo para as gerações Alpha e Z, além de narrativas transmídia e conteúdo de tecnologia. O seu DNA está em produção para conteúdo infantil, ficção científica e comédia. Luciana co-produz diversos programas atuando como producer, produtora executiva, showrunner e co-criadora, entre eles Universo Z (Nickelodeon e Nick Jr.), 2c (Nickelodeon), Lupita no Planeta de Gente Grande (TV Cultura/TVBrasil), TazerToon (Cartoon Network) entre muitos outros. Além disso, Luciana foi diretora da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e curadora, júri e coordenadora de mais de 60 de festivais de cinema e mostras audiovisuais no Brasil e no mundo. 

Curadoria Mostra Kirk Douglas Mario Abbade

Curador, jornalista, crítico de cinema do jornal O Globo, colunista da TV Bandeirantes e da BandNews FM, professor do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá e diretor dos documentários sobre os cineastas Neville D'Almeida e Ivan Cardoso.

Curadoria Pedro Butcher

Jornalista, crítico de cinema, pesquisador e professor. Atualmente colabora para os jornais Valor Econômico e O Globo e é professor do curso de cinema e audiovisual da ESPM-RJ. Em junho de 2019 concluiu doutorado na Universidade Federal Fluminense com a tese “Hollywood e o mercado de cinema no Brasil: princípio(s) de uma hegemonia”. Entre 2001 e 2014, editou o website Filme B, especializado em mercado de cinema. É também coordenador do programa Talent Press Rio, realizado pelo Festival do Rio em parceria com o Festival de Berlim, e colaborador do Brasil Cine Mundi, encontro de coprodução da Mostra Cine BH. 

Curadoria Priscila Miranda

Nasceu em 1980 no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Estudou Filosofia na UFRJ e Língua Francesa na Universidade Blaise Pascal de Clermont Ferrand, apaixonada por cinema fundou a empresa Tucuman Distribuidora de Filmes em 2011 e a Fênix Distribuidora de Filmes em 2016. Hoje, administra as duas empresas que atuam em conjunto.

Curadoria/ Direção de Programação Marcio de Andrade

Cineasta e jornalista. É repórter cinematográfico da TV Brasil. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, com pós-graduação em cinema. Produziu o cineclube Cinema Olho e participou do festival Curta Adoidado. Um dos fundadores da Casa da Matriz, onde fez programação cultural. Realizou fotografia de ficção, docs e projetos de produtoras. Fez curadoria de mostras de filmes e exposições fotográficas. Dirigiu: Carraspana, Asfalto, Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas, prêmios Petrobras, melhor documentário no Festivais CINE-PE, Curta Santos e Guarnicê de Cinema, participou do Festival de Havana e É tudo verdade. Atualmente prepara um longa sobre o documentarista Vladimir Carvalho.

Coordenação de Programação Paula Rios

Idealizadora e diretora da Batedeira Cultural - Gravadora Independente, Editora, Gestão de carreira, Produção Cultural.  Formada em Produção e Marketing Musical pelo instituto Restart - Lisboa(PT). Atua no mercado de produção cultural desde 2013 na organização de eventos de música, teatro e cinema, exercendo funções de planejamento, desenvolvimento e produção de projetos. Dentre eles Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Criolina, Instrumenta Brasília, Bloco das Divinas Tetas, VJ Torna.

Coordenação BIFF JR. Cláudia Queiroz

Formada em Comunicação Social e com pós graduação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos e em Gestão Cultural Contemporânea, possui 35 anos de experiência profissional durante os quais produziu mais de 1000 produtos audiovisuais, sendo os mais recentes a produção executiva da série infanto juvenil Vamos Acabar com o Monstro, o documentário O Fabuloso Zé Rodrix e o longa metragem Rir Pra Não Chorar (lançamento previsto para final de 2020), além disso produziu mais de 500 nas áreas de música, exposições e festivais audiovisuais, dentre os quais se destacam algumas edições do Festival Internacional de Filmes do Rio de Janeiro, o FestRio, o Rio Capital Cinema e a 6ª Edição do Biff - Brasilia International Film Festival.

Coordenação de Comunicação Carolina Monteiro

Documentarista e produtora. Graduada em Produção Audiovisual – Cinema, Rádio e TV, dirigiu os documentários “Alternativa – Pensar e Sentir a Nível Planetário e Agir Localmente” e “Pra Onde Corre o Rio”. Atua na área de produção cultural e audiovisual há mais de 10 anos, já tendo colaborado na produção de diversos projetos de destaque cultural, dentre eles o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Ocupação da Funarte, Aniversário de Brasília, Mostra Internacional de Mímica de Brasília, Réveillon da Esplanada e o Festival de Teatro Brasileiro. Coordenou a logística de eventos de cunho internacional como a Bienal Brasil do Livro e da Leitura e o Festival Internacional de Cinema de Brasília - BIFF. Foi produtora, apresentadora e mediadora por 3 anos do “Cineclube Bancários” e na mostra ''O Cinema e a Ditadura no Brasil''.

Comunicação Visual + Website . XYZdesign Rubia Gutterres

Produtora gráfica e cultural, com mais de 15 anos de experiência.

Sócia da XYZdesign, estúdio de design gráfico voltado para área cultural e responsável pela criação da comunicação visual e website do BIFF desde sua primeira edição, além de algumas das campanhas para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e da 2ª, 3ª e 4ª edições da Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília, entre outras.

Assessoria de imprensa – Objeto Sim Gioconda Caputo

Formou-se em jornalismo pela Universidade de Brasília em 1979. Foi repórter da Folha de São Paulo e do jornal O Estado de Minas. Desde 1981, atua no jornalismo cultural. Entre 1981 e 1989, foi repórter do caderno de cultura do Correio Braziliense. De 1989 a 2001, exerceu as funções de coordenadora de pauta e editora assistente do caderno de cultura do Jornal de Brasília. Atualmente trabalha como assessora de imprensa e em projetos culturais para a empresa da qual é sócia, Objeto Sim Projetos Culturais, responsável por mostras como ‘O baú de Jim Jarmusch’, ‘A Idade da Inocência’, ‘A Permanência do Tempo – Filmes de Johan Van Der Keuken’, ‘Arne Sucksdorff – o sueco do Cinema Novo’, ‘Nação Farkas’, ‘Vladimir Carvalho 8.0’, dentre outras, exibidas em alguns dos mais importantes espaços culturais de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. É diretora geral do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação.

Assessoria de imprensa – Objeto Sim Carmem Moretzsohn

Jornalista e atriz profissional. Como atriz trabalhou com importantes diretores de teatro (como Hugo Rodas, Adriano e Fernando Guimarães), e de cinema (João Batista de Andrade, Geraldo Moraes e Betse de Paula). Como jornalista, atua na área cultural, tendo integrado a equipe dos cadernos culturais do Correio Braziliense e Jornal de Brasília, e trabalhado na TV Globo e SBT, como apresentadora do jornal local da TV Bandeirantes e especialista em cultura para a TV Brasília. Atualmente é assessora de imprensa e coordenadora de projetos culturais para a Objeto Sim, responsável por mostras como ‘O baú de Jim Jarmusch’, ‘A Idade da Inocência’, ‘A Permanência do Tempo – Filmes de Johan Van Der Keuken’, ‘Nação Farkas’, ‘Vladimir Carvalho 8.0’, dentre outras, exibidas em importantes espaços culturais de Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. É diretora geral do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação.

Assessoria de imprensa – Objeto Sim Amanda Ayub Guedes

Formada em Propaganda e Marketing, com Pós-Graduação MBA em Organização e Gestão de eventos, Amanda Guedes tem mais de 17 anos de atuação na área de comunicação, com três anos de atuação em produção executiva e assessoria de imprensa de projetos culturais. Atuou durante dois anos como coordenadora de relações públicas e eventos do Ministério da Cultura e trabalhou por dez anos como relações públicas sênior do Ministério do Desenvolvimento Social. Recentemente, dirigiu o Centro de Dança do Distrito Federal.

Revisora Carolina de Carvalho

Paulistana nascida em 1981, se formou em administração de empesas atuando em diversas áreas do setor privado. Apaixonada por filmes já trabalhou no Stockholm Internacional Film Festival e atualmente gerencia uma consultoria de relações institucionais e governamentais em São Paulo e Brasília.

Redes Sociais Gabriel Hoewell

Jornalista multimídia e designer, Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como jornalista em redação e tem experiência com produção editorial multimídia e com planejamento, gestão e design para redes sociais. Trabalhou na comunicação digital de diversos festivais de cinema em Brasília. Integra a Zabelê Comunicação.

Redes Sociais Monica Rodrigues

Socióloga com especialização em gestão e avaliação de políticas públicas. Atuação no serviço público federal por 13 anos em projetos de comunicação institucional como planejamento e execução de linhas editoriais, eventos especiais, exposições e assessoria. Há quatro anos é empreendedora na Zabelê Comunicação, que desenvolve conteúdo multiplataforma para organizações públicas e privadas, e tem realizado a gestão de redes sociais para diversos festivais de cinema de Brasília.

Júri Mostra Competitiva Sabrina Fidalgo

Multipremiada diretora e roteirista carioca. Foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Estudou cinema na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e na Universidade de Córdoba (Espanha). Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. O media-metragem “Rainha” (2016) ganhou  mais de 20 prêmios e foi selecionado para a mostra Perspectives do Festival de Rotterdam. Seu último curta “Alfazema” (2019) foi duplamente premiado no Festival de Brasília.

Júri Mostra Competitiva Miguel Barbieri Jr.

O paulistano Miguel Barbieri Jr. é formado em jornalismo pela PUC, de São Paulo, e passou a exercer a profissão como crítico de cinema a partir de 1992. Teve passagem pelo jornal Diário Popular e, desde 2000, trabalha na revista Veja São Paulo, onde, no site, também tem o blog Tudo sobre Cinema. Integrou o júri dos festivais de Paulínia e Gramado.

Júri Mostra Competitiva Bárbara Paz

Atriz, diretora e produtora. Apresenta o programa A Arte do Encontro no Canal Brasil, onde conversa com grandes nomes do cenário artístico brasileiro. Dirigiu e produziu curtas-metragens e programas sobre cinema. “Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” é seu primeiro longa-metragem, ganhou o Leão de Ouro de Melhor Documentário (Venice Classics) no Festival de Veneza em 2019.


Júri da Crítica - Prêmio José Carlos Avellar Pablo Gonçalo

Curador, crítico e professor de cinema.

Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, organizando debates e selecionando tanto os curtas quanto os longas da Mostra Competitiva. É professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB e autor do "O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders" (Annablume, 2016). Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD. Seus ensaios focam nas trajetórias históricas de roteiristas assim como nos seus diálogos intermediáticos. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywood clássica, em parcerias com a USP, a Universidade de Chicago e como bolsista da  Fulbright. 
Escreve, desde 2012, críticas e ensaios para a Revista Cinética, e possui publicações na Folha de São Paulo, Revista 451 e Nexo.

Júri BIFF Jr. Ana Neri

Estudante, 16 anos. Aluna do Sesc/DF, nosso parceiro nessa edição do Biff Junior.

Júri BIFF Jr. Claisa Nunes

Estudante, 16 anos. Aluna do Sesc/DF, nosso parceiro nessa edição do Biff Junior.

Júri BIFF Jr. João Gabriel Ribeiro

Estudante, 15 anos.  Aluno do Sesc/DF, nosso parceiro nessa edição do Biff Junior.

Júri BIFF Jr. Luiz Guilherme Tomasi Soares

Estudante, 17 anos.  Aluno do Sesc/DF, nosso parceiro nessa edição do Biff Junior.