FILME DE ABERTURA

HOMENAGEM A ANNA KARINA


Atriz, cantora, escritora, realizadora, Anna Karina foi uma artista de múltiplos talentos, um nome que vai muito além do rótulo de “musa da Nouvelle Vague”, tantas vezes usado para defini-la. Diante de uma tela de cinema, em uma das pequenas salas do Quartier Latin, o bairro mais cinéfilo de Paris, ela relembra sua trajetória no documentário de Dennis Berry “Anna Karina – Souviens Toi”, filme inédito no Brasil que inaugura a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília – uma justa e necessária homenagem ao imenso legado da artista, que nos deixou em dezembro do ano passado. 

Imagens de “Roma, cidade aberta” (1945), de Roberto Rossellini, um de seus filmes favoritos, ilustram as memórias de sua infância na cidade de Copenhagen, na Dinamarca, onde nasceu em plena ocupação nazista. Aos 17 anos, interrompeu a conflituosa relação com a mãe e fugiu para Paris, onde rapidamente iniciou uma bem sucedida carreira como modelo.

Uma capa de revista chamou atenção do cineasta Jean-Luc Godard, que a convidou a fazer um teste para “Acossado” (1960). Seria uma participação pequena envolvendo nudez, e ela recusou o papel. Oito meses depois, um telegrama de Godard a convidava para o principal papel feminino de “O pequeno soldado”, dando início a uma intensa parceria profissional e amorosa que durou seis anos.

Com Godard, foram seis filmes que marcaram a Nouvelle Vague e permanecem vivos ainda hoje – especialmente “Uma mulher é uma mulher” (1961, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim), “Viver a vida” (1962) e “Bando à parte” (1964). Mas sua carreira vai muito além, incluindo marcos inesquecíveis como o polêmico “A religiosa”, de Jacques Rivette (1966), e a adaptação de Luchino Visconti para o romance de Albert Camus “O estrangeiro” (1967). 

Cantora e escritora, Anna Karina também dirigiu um longa-metragem, “Vivre ensemble” (1973), que apesar de ter sido muito elogiado na época, hoje permanece uma raridade. O documentário de Dennis Berry faz jus ao seu legado e registra o brilho nos olhos de uma artista de personalidade firme e temperamento doce, enquanto ela relembra seu caminho único. 



TRIBUTE TO ANNA KARINA


Actress, singer, writer, director, Anna Karina was an artist of multiple talents, and goes far beyond the  label “muse of Nouvelle Vague”, so often used to define her. In front of a cinema screen, in one of the small theaters of the Latin Quarter, the most cinephile neighborhood in Paris, she remembers her trajectory in Dennis Berry's documentary “Anna Karina - Souviens Toi”, a film never exhibited in Brazil that opens the 7th edition of Brasília International Film Festival - a necessary tribute to the artist's immense legacy, which left us in December last year.

Images of “Rome, open city” (1945), by Roberto Rossellini, one of her favorite films, illustrate the memories of her childhood in the city of Copenhagen, Denmark, where she was born, under Nazi occupation. At the age of 17, she broke off a conflicting relationship with her mother and fled to Paris, where she quickly began a successful career as a model.

A magazine cover caught the attention of filmmaker Jean-Luc Godard, who invited her to an audition for "Breathless" (1960). It would be a small part involving nudity, and she declined the role. Eight months later, a telegram from Godard invited her to the main female role of "The Little Soldier". That was the beginning of an intense professional and loving partnership between them, that lasted six years.

With Godard, she made six films that marked the Nouvelle Vague and remain very vivid today - especially “A woman is a woman” (1961, for which she won the best actress award at the Berlin Festival), “My Life to Live” (1962) and “Band of outsiders” (1964). But her career goes much further, including unforgettable performances such as the controversial “The Nun”, by Jacques Rivette (1966), and Luchino Visconti's adaptation for Albert Camus's novel “The Stranger” (1967).

Singer and writer, Anna Karina also directed a feature film, “Vivre ensemble” (1973), which despite being highly praised at the time, remains a rarity on present days. Dennis Berry's documentary lives up to her legacy and records the sparkle in the eyes of an artist with a firm personality and sweet temperament as she remembers her unique path.