ATIVIDADES FORMATIVAS
CURSO DOCUMENTÁRIO – DA ORIGEM À PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA
POR FLAVIA GUERRA

O curso visa fornecer aos participantes não só um conteúdo informativo, mas também crítico e analítico sobre a história do documentário, seus principais agentes e sua importância para a sociedade contemporânea. Para isso, oferece uma sucinta, mas abrangente abordagem sobre a história, os diferentes estilos documentais e os marcos do documentário. Um olhar que destaca os grandes documentaristas brasileiros e também as diretoras internacionais e nacionais. O curso promove tanto a discussão quanto a reflexão sobre as diversas vertentes e possibilidade de linguagens do cinema documental.

Aula 1 – História, escolas e estilos – Os pioneiros
O que é documentário? As primeiras experiências cinematográficas, passando por importantes realizadores da história do cinema documental como Robert J. Flaherty.

Aula 2 – A Escola Inglesa de documentários
A escola russa e o Kino Pravda deDziga Vertov. A escola alemã, o legado estético e de linguagem de Leni Riefenstahl. A Escola Inglesa, a definição de documentário como gênero independente; o nascimento da GPO e seus principais nomes, como John Grierson e Alberto Cavalcanti. Os princípios norteadores da escola inglesa, seu compromisso social e seu legado, que tem grande influência sobre a definição de documentário até hoje.

Aula 3 – Cinema Direto
A revolução do Cinema Direto, seu nascimento e seus criadores, tais como Robert Drew, Albert Maysles e David Maysles e Frederick Wiseman. Os filmes que marcaram época e influenciam o cinema até hoje.

Aula 4 – Cinema Verité
O cineasta como agente provocador, o diretor que, mais que representar o real, levanta as questões do real e da verdade. Os pioneiros Jean Rouch, Edgard Morin e a importância histórica de filmes como Mestres Loucos, Eu, Um Negro e Crônica de um Verão.


Criação, pesquisa, conteúdo, roteiro, aulas e apresentação: Flavia Guerra
Edição: Marcio e Livia Cappellari

OBS: A produção do curso “Documentário – Da Origem à Produção Contemporânea” fez todos os esforços para localizar os detentores dos direitos autorais das imagens expositivas utilizadas e disponibilizadas totalmente com fins educativos nas aulas.

ASSISTA AO CURSO
FLAVIA GUERRA

Documentarista e jornalista. É editora do TelaTela (www.telatela.com.br) e colunista de cinema da Rádio Band News FM. Em documentários e cinema, já roteirizou, narrou, produziu, dirigiu diversos projetos.Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010); foi coprodutora e assistente de direção de curtas como O Caminhão do Meu Pai (pré- finalista ao Oscar 2015, de Maurício Osaki); integrou a equipe de Marcha da Vida, dirigido pela nomeada ao Oscar Jessica Sanders; e roteirizou e narrou a série Brasil Visto do Céu ( coprodução da Gullane Filmes e da francesa Arte). Foi pesquisadora e roteirista do longa Em Busca da Cerveja Perfeita (2019), dirigido por Heitor Dhalia. É codiretora de Poemaria (www.poemaria.com.br). Atualmente, desenvolve o documentário Notícias Populares - Muito Além da Verdade.
Como jornalista, atuou como repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. No último ano, cobriu os principais eventos de cinema do mundo, tais como Cannes, Berlim, Veneza e Sundance, para o Canal Brasil. Em 2019, integrou a comissão de seleção de longas do Festival de Brasília. É curadora do Feed Dog - Festival Internacional de Documentários de Moda.

DEBATE MULHERES EM PROTAGONISMO - A BATALHA FEMININA POR ESPAÇO NO MERCADO AUDIOVISUAL
POR CIBELE AMARAL
FLAVIA GUERRA
KRISHNA MAHON
DEBORA IVANOV

Mais de três anos se passaram desde que o movimento Me Too começou a se espalhar pelas redes sociais e provocar mudanças em diversos setores da sociedade, inclusive na própria indústria audiovisual. A percepção de um mundo machista sendo propagado por meio das narrativas audiovisuais viciadas e solidificadas cresce como um insight coletivo entre os intelectuais, artistas e produtores de parte do mundo globalizado. Surge a necessidade de se ter mais mulheres protagonizando a produção no cinema e na TV, dirigindo e roteirizando o conteúdo audiovisual. Mas quais foram as oportunidades que realmente surgiram desde então? No Brasil, o mercado está atento às mudanças? O Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual foi criado em 2018 com a intenção de criar espaço para esse tipo de discussões. Mediada pela cineasta Cibele Amaral, a mesa é composta pelas jornalistas Flávia Guerra e Krishna Mahon e pela produtora Débora Ivanov.
Traz um panorama de como os festivais nacionais e internacionais, as políticas públicas, os mercados audiovisuais e a indústria audiovisual estão criando ou não oportunidades para aumentar o protagonismo feminino.

ASSISTA AO DEBATE
CIBELE AMARAL

Cineasta e psicóloga, dirigiu e roteirizou diversos filmes de curta metragem, entre eles Momento Trágico, ganhador de mais de 20 prêmios no Brasil e exterior. Dirigiu o longa metragem Um Assalto de Fé, lançado comercialmente em 2011 e aguarda o lançamento do drama Por Que Você Não Chora? e da comédia Rir Pra Não Chorar, nos quais assina também roteiro e direção. Em 2021, prepara-se para dirigir os longas Socorro, Ecoloucos – Uma Comédia Insustentável e a série policial Réus. É também uma forte liderança na política audiovisual, atuando junto às associações CONNE, APROCINE e ao Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual.

FLAVIA GUERRA

Documentarista e jornalista. É editora do TelaTela (www.telatela.com.br) e colunista de cinema da Rádio Band News FM. Em documentários e cinema, já roteirizou, narrou, produziu, dirigiu diversos projetos.Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010); foi coprodutora e assistente de direção de curtas como O Caminhão do Meu Pai (pré-finalista ao Oscar 2015, de Maurício Osaki); integrou a equipe de Marcha da Vida, dirigido pela nomeada ao Oscar Jessica Sanders; e roteirizou e narrou a série Brasil Visto do Céu (coprodução da Gullane Filmes e da francesa Arte). Foi pesquisadora e roteirista do longa Em Busca da Cerveja Perfeita (2019), dirigido por Heitor Dhalia. É codiretora de Poemaria (www.poemaria.com.br). Atualmente, desenvolve o documentário Notícias Populares - Muito Além da Verdade.
Como jornalista, atuou como repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. No último ano, cobriu os principais eventos de cinema do mundo, tais como Cannes, Berlim, Veneza e Sundance, para o Canal Brasil. Em 2019, integrou a comissão de seleção de longas do Festival de Brasília. É curadora do Feed Dog - Festival Internacional de Documentários de Moda.

KRISHNA MAHON

Indicada ao Emmy e com dezenas de prêmios nacionais e internacionais, Krishna começou como repórter na Rede Minas. Foi produtora executiva da Discovery Networks, em Miami, e diretora de conteúdo dos canais History, A&E, Bio/Lifetime e H2.
É uma das administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil, com mais de 20 mil membras; criadora e host da Imprensa Mahon, canal multiplataforma sem fins lucrativos com foco no fomento e informações do setor audiovisual, além de talento do grupo Band, onde além de criar também apresenta programas.

DEBORA IVANOV

Advogada e produtora de audiovisual, foi sócia da Gullane Filmes com uma trajetória inclui mais de 50 obras para cinema e TV. Sua participação setorial inclui atuação como Diretora Executiva do Sindicato Indústria do Audiovisual do estado de São Paulo - SIAESP, filiado à FIESP, membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual e diretora da Agência Nacional de Cinema - ANCINE, onde encerrou seu mandato em 2019.

AULA MAGNA TRIBUTO KIRK DOUGLAS
POR MARIO ABBADE

– Kirk Douglas – Uma introdução sobre a carreira do ator e produtor através da análise de 5 dos seus mais relevantes filmes: Spartacus; A Montanha dos 7 Abutres; Sede de Viver; Assim estava Escrito; Sua Última Façanha.
– Discussão sobre aspectos importantes das obras: Direção, produção, roteiro, elenco e o contexto de Hollywood na época.
– Perspectiva sobre o trabalho dos diretores das obras em análise: Vincente Minnelli; Stanley Kubrick; Dalton Trumbo; Billy Wilder; David Miller.
– Compreensão sobre a crítica cinematográfica jornalística.
– Análise sobre os fundamentos de apreciação de um filme.
– Abordagens sobre a teoria dos elementos cinematográficos e análise de filmes.

São 5 aulas, uma para cada um dos filmes da Mostra Tributo Kirk Douglas, que serão transmitidas antes de cada filme. ACESSE OS FILMES AQUI.
MARIO ABBADE

Curador, jornalista, crítico de cinema do jornal O Globo, colunista da TV Bandeirantes e da BandNews FM, professor do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá e diretor dos documentários sobre os cineastas Neville D'Almeida e Ivan Cardoso.