6º BIFF - 2018

O sexto BIFF apresenta nas suas duas mostras competitivas, de documentário e de ficção, dezesseis filmes oriundos de dezesseis diferentes países. Essas obras foram escolhidas entre mais de trezentos títulos inscritos, que nos chegaram de países de todos os continentes. São filmes recentes, tendo alguns já participado de importantes festivais internacionais.

Estamos cumprindo, portanto, com o propósito fundador do nosso festival: colocar Brasília no circuito mundial de festivais e apresentar ao público da capital federal olhares distintos sobre a vida contemporânea e sobre temas que movem e instigam realizadores de diferentes países e culturas. Muitas dessas abordagens também são comuns aos brasileiros, como poderá ser notado pelos espectadores ao longo do projeto.

Teremos ainda a tradicional mostra “Mundo Animado”, para o público em geral e para as crianças da rede pública de ensino. Além de palestras, oficinas, encontro de mulheres realizadoras que estarão presentes no festival e debates após os filmes.

No encerramento, exibiremos o clássico “Os Implacáveis”, de um dos mais significativos cineastas da história, Sam Peckinpah, e teremos a presença da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro interpretando temas de suas obras.

Ao abrir o festival com “Infiltrado na Klan”, o mais recente filme do grande cineasta Spike Lee, além de realizar uma mostra em sua homenagem, queremos dar relevo à obra de um dos mais importantes cineastas negros da história do cinema. Spike Lee quase sempre aborda as questões do racismo em seus filmes, chamando nossa atenção para os efeitos trágicos da exclusão social a que os negros são submetidos, ampliando nossa percepção sobre a barbárie sob a qual ainda vivemos e sobre necessidade de superarmos todos os tipos de preconceito se quisermos verdadeiramente construir sociedades que possamos chamar de civilizadas.


Um bom festival a todos!

 

NILSON RODRIGUES
Diretor-geral

 

edições anteriores

Programação diária

9  /  10  /  11  /  12  /  13  /  14  /  15  /  16  /  17  /  18  /   NOVEMBRO

TOPO